As belas praias de Cuba
- Cristina Viñas Gomes
- 20 de jan. de 2014
- 5 min de leitura
O branco das areias contrasta com o turquesa das águas. Cayo Largo é o paraíso. É uma ilhota de 37 quilômetros quadra-dos de superfície loca-lizada no extremo oriental do ar-quipélago de Los Canarreos, ao sul de Cuba, com praias paradisíacas, quase virgens, de águas transparentes, azul turquesa, e areias muito finas e brancas.
A ilha conta uma infra-estrutura hoteleira formada por grandes resorts, onde o turista se hospeda pelo sistema all inclusive, já que fora desses e das belas praias, pouco há para se fazer no local.
A vila é bem pequena com pouca infraestrutura de restaurantes e comércio. O que existe lá de interessante é um pequeno museu que conta um pouco da história de Cayo Largo e o Centro de Resgate das Tartarugas Marinhas. Esse último realiza um admirável trabalho de conservação das tartarugas através do resguardo dos ovos e posterior devolução das crias ao seu habitat natural. O respeito ao meio ambiente é encarado com seriedade em Cayo Largo. Há zonas de preservação, onde não se pode caminhar e barreiras de corais nos seus arredores. Turistas e natureza convivem em perfeita harmonia. Mergulha-se em meio a peixinhos coloridos e estrelas do mar de todos os tamanhos. É possível pegar as estrelas nas mãos para logo devolvê-las ao seu habitat natural, é claro. Cayo Largo é um dos locais em Cuba onde o nudismo é praticado e lá isso vem acontecendo desde o início dos anos 80. Naturistas e não naturistas convivem com respeito e liberdade. Vizinha a Cayo Largo fica a Ilha da Juventude, onde residem os trabalhadores dos hotéis, num regime de 15 dias em casa e 15 no trabalho.

Liberdade
Em Cayo Largo o nudismo é praticado desde o início dos anos 80 com tranquilidade e respeito.
Pessoas de todas as idades procuram a praia para ler ou simplesmente banhar-se ao sol mas o turista não praticante do naturismo desfruta do mesmo local em trajes de banho com a mesma tranquilidade e não se surpreende quando, sentado na praia, percebe que ao seu lado passam calmamente pessoas nuas usando apenas sandálias de borracha.
Praia Sirena
Uma das mais lindas praias locais onde o banhista pode observar peixes nadando ao seu lado e pegar estrelas do mar nas mãos é Sirena.
Pôr do sol
Um dos programas favoritos dos turistas é, à tardinha, esperarem pelo por do sol nas praias de Cayo Largo.
A vila
A vila é simples com pouca infraestrutura, mas possui um pequeno museu, o centro de Resgate das Tartarugas Marinhas e a Marina, que oferece algumas atividades náuticas e de lazer.


O Centro de Resgate das Tartarugas Marinhas resguarda os ovos, conserva as crias em tanques especiais e depois as retorna ao seu habitat natural.
Onde ficar
Devido à dificuldade de infraestrutura em Cayo Largo, a hospedagem usual é o sistema all inclusive em grandes resorts. Turistas de diversas nacionalidades, em especial franceses e italianos são os mais numerosos.

Sol Cayo Largo, da rede Meliá, é um resort muito bem localizado e com serviços de boa qualidade.
Os hóspedes são recepcionados no lobby ao som da verdadeira salsa cubana. O grupo Arenas Blancas também anima os jantares do maior restaurante do resort.


No Sol Cayo Largo, as acomodações são em bangalôs construídos sobre estacas entre dunas. Todos são voltados para o mar, embora essa vista privilegiada fique ao alcance apenas de quem ocupa o andar superior.
Respeito à natureza
No resort as dunas de formações rochosas e vegetação nativa são protegidas por trapiches que levam os hóspedes até a beira da praia.
Placas solicitam que, para conservação dessas áreas, os hóspedes utilizem os caminhos construídos.

Além da hidro ginástica nas piscinas e dos passeios externos (pagos à parte), muitas atividades são oferecidas aos hóspedes, dentre elas o xadrez gigante.

Os passeios e o transporte até as praias mais distantes são feitos em um simpático trenzinho.
Cuidado ao comprar passeios. Por dez euros, um deles consiste em visitar uma propriedade para olhar um solitário jacaré e depois conhecer à que os guias afirmam ser a árvore mais antiga de Cuba, sem qualquer comprovação. O que salva é o final com um brinde ao por do sol na praia.

As aulas de salsa gratuitas acontecem à tarde e à noite.
Caminhar pelo resort e desfrutar dos belos recantos também são programas bastante prazerosos.
Alimentação
Como nos demais resorts cubanos, a comida oferecida nas três principais refeições do dia é bastante farta, embora não dê para dizer que seja deliciosa. Lanches e bebidas, inclusive as alcoólicas, estão disponíveis no bar das piscinas.
Varadero
Embora seja considerado o principal destino turístico de Cuba, com suas praias paradisíacas de mar azul e areias brancas, resorts luxuosos e vida social intensa, o balneário de Varadero só é interessante para quem quer descansar ou buscar festa e diversão. Não dá para dizer que lá se conhece a cultura cubana, pois grande parte das edificações foi modificada perdendo o estilo inicial e há muita circulação de estrangeiros, que trazem seus costumes e ideias causando certa miscigenação. Por outro lado, em Varadero não se observa a pobreza existente em Havana, de onde o balneário dista aproximadamente de 140 quilômetros.
Mar azul e agito
Assim como em Cayo Largo, em Varadero o mar é azul turquesa e a areia da praia muito branca. A diferença entre ambos é a quantidade de gente na praia e nas ruas.
Na beira do mar, painéis alertam para as leis da costa cubana ressaltando que estas são zonas públicas. Também destacam o fato de que só há salva vidas das 8h às 18h30min.


Depois de utilizadas as cadeiras não são recolhidas como nas praias brasileiras; são organizadas e ficam lá para uso no dia seguinte.
Passeios
Para iniciar e ter uma noção geral do balneário, é recomendável um tour no ônibus de turismo. O Gua Gua, como é chamado, passa pelo centro e por casarões famosos como a Maison Xanadu e a casa de Al Capone.

Feira de Artesanato
Na feira de artesanato localizada no centro, tem-se contato com o típico artesanato cubano e pode-se adquirir camisetas, bonés, entalhes em madeira, cerâmicas, etc.
Tour de Charrete

O passeio de charrete passando por ambos os lados da península também é uma boa pedida.
Como Varadero é uma península, em alguns locais quando se olha para a esquerda se vê o mar o mesmo acontece virando-se para a direita.
Noite

Quer andar de carro velho, amor?
Os famosos carros antigos e velhos também estão presentes em Varadero, muitos dos quais foram transformados em charmosos táxis.
À noite há diversão para todo o gosto e para todos os bolsos: restaurantes luxuosos e festas nos resorts ou nos animados quiosques, com música ao vivo e muita brincadeira.
Nativos e turistas dançam animadamente nas calçadas próximas aos quiosques que já estão com lotação esgotada.
Onde ficar: Sol Palmeras
Praia Sirena
Uma das mais lindas praias locais onde o banhista pode observar peixes nadando ao seu lado e pegar estrelas do mar nas mãos é Sirena.
Boa viagem!
Comments