top of page
Buscar

As ilhas paradisíacas da Colômbia

  • Cristina Viñas Gomes
  • 25 de set. de 2015
  • 4 min de leitura

Parque Nacional do Rosário

O Parque Nacional do Rosário é formado por um arquipélago com 27 ilhas e ilhotas paradisíacas e conta com uma das coleções de corais mais importantes da América Latina. A forma mais usual de se ir até lá é por lancha, partindo do Muelle Turístico de Cartagena, que fica próximo à Torre del Reloj em um percurso que dura cerca de uma hora. Dois dos locais mais visitados no Parque do Nacional Rosário são: Isla del Pirata e o Oceanário Isla del Rosário.

Isla del Pirata A Isla del Pirata é a materialização da ilha da fantasia. Trata-se de uma pequena ilhota com uma natureza esplendorosa, um verdadeiro paraíso para quem deseja descansar com sol brilhante, mar azul, muita tranquilidade e clima de romantismo. O mar cristalino propicia banhos esplêndidos, embora a praia não tenha areia; se desce diretamente das pedras para a água. O turista pode optar entre apenas passar o dia desfrutando da uma grande sensação de paz que a Isla del Pirata propicia ou, se dispuser de mais tempo, hospedar-se no Hotel Isla del Pirata, um rústico e agradável eco resort que oferece bangalôs de decoração tropical com vista para o mar, pensão completa e possibilidade de mergulho com cilindro e snorkel.

Oceanário Islas del Rosário - O oceanário é outra parada obrigatória no Parque Nacional das Islas del Rosário. Esse local, que recebe centenas de turistas todo o dia, é um projeto para preservação de espécimes marinhas da região do Caribe. Lá o visitante tem oportunidade de observar de cima de trapiches, os tanques com tubarões, tartarugas, golfinhos e outras espécies mais. A visita é encerrada com uma apresentação dos golfinhos sob o comando da treinadora. Eles pulam, dançam e reverenciam o público. Só falta falarem. É imperdível. 

San Andrés

San Andrés é uma ilha em formato de cavalo marinho, a maior e com melhor infraestrutura do arquipélago San Andrés e Providência. Localiza-se a cerca de 700 quilômetros da costa colombiana, mais perto da Nicarágua do que da Colômbia. Suas praias são belas com areias muito brancas e um mar com diferentes tonalidades de azul, razão pela qual é conhecida como “el mar de las siete colores”. Essa variação de tons se explica pelo tipo de areia, abundância de corais e pela profundidade do oceano; quanto maior a quantidade de corais, mais escuro é o azul da água.

As águas de San Andrés são propícias à prática de esportes náuticos, sendo o jet sky e o mergulho com snorkel os preferidos. Banhistas mais medrosos podem observar corais e peixes em barcos com fundo de vidro, que podem ser contratados na praia diretamente com os proprietários.

Mas além da beleza natural e das águas propícias a diversas modalidades de esportes náuticos, San Andrés é o paraíso dos consumidores compulsivos. É zona franca, o que significa que em toda a ilha o comércio é livre de impostos. Há uma grande quantidade de free shops com uma variada oferta de perfumes, cremes, maquiagem, eletrônicos, bebidas e muitos outros produtos de marcas famosas, tudo a preços bem mais acessíveis do que no comércio tradicional.

O clima é típico das ilhas do Caribe, com temperaturas entre 26 e 29 graus Celsius e elevado grau de umidade. O período de chuvas vai de setembro a dezembro e em melhor intensidade, nos meses de maio e junho. Assim, a maior procura turística se dá entre o final de dezembro e o final de janeiro, além da Semana da Páscoa e meados de junho e julho.

Onde Ficar?

O Decameron é um resort de luxo com 16 torres de três andares cada, além dos prédios de serviços. Os apartamentos são claros e espaçosos.O único problema é o fato de as torres não possuírem elevadores. As torres avançam mar adentro propiciando uma vista de grande beleza aos hóspedes.

Mais informações em: www.decameron.com

Cueva de Morgan - A ilha também conta com a Caverna de Morgan ou La Cueva de Morgan, um passeio divertido com gosto de aventura que resgata a história dos piratas do Caribe. Em pequeno museu que expõe objetos que integravam o cotidiano de piratas e corsários, o turista tem uma noção do seu modo de vida. Caracterizados, os nativos apresentam aos visitantes desde números de dança, um navio pirata até a caverna onde o temido pirata Henry Morgan guardava os tesouros que saqueava.

Johnny Cay - É uma pequena ilha do arquipélago situada a dois quilômetros a norte de San Andrés. Lá existe o Johnny Cay Regional Park com objetivos de conservação da flora e fauna, educação ambiental, recreação e esportes náuticos. A praia com coqueiros e areias brancas é maravilhosa.

Um item é muito necessário para o banho no mar: os sapatos de mergulho com sola de borracha já que a presença de corais e pedras prejudica o caminhar, podendo provocar cortes nos pés. Esses sapatinhos não custam muito (cerca de R$ 10,00) e são vendidos nas lojinhas de San Andrés e até mesmo por ambulantes na beira da praia.

Boa viagem!

 
 
 

Comentários


Posts  
 Recentes 
Sobre
 

Um blog que compartilha experiências e informações sobre destinos nacionais e internacionais com o objetivo de auxiliar outros turistas a tirarem o máximo proveito das suas viagens.

Contato
 

Quer falar conosco? Mande uma mensagem.

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page